Artroscopia do Ombro
- João Pedro Wageck
- 31 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 7 de jun. de 2022
A artroscopia (ou videoartroscopia) consiste na realização de cirurgia articular minimamente invasiva com utilização de um artroscópio. O artroscópio (fig. 1) é um instrumento óptico acoplado a uma câmera que transmite imagens de dentro da articulação e são ampliadas para um monitor, em alta resolução.

Através de pequenas incisões na pele (portais artroscópicos) são introduzidos o artroscópio e os delicados instrumentos para a realização dos diversos procedimentos de acordo com a lesão a ser tratada. Esta cirurgia é realizada em bloco cirúrgico, sob anestesia geral, com ou sem bloqueio anestésico do plexo braquial (conjunto de nervos que inervam o membro superior).
Com o desenvolvimento da tecnologia e melhoria dos materiais, a cirurgia artroscópica do ombro tem sido utilizada como principal técnica para tratar a maior parte das lesões que acometem esta articulação. Comparada a cirurgia aberta, a cirurgia artroscópica permite a realização do procedimento com incisões menores, menor risco de dano muscular, melhor visualização intraarticular e menor dor no pós-operatório com uma potencial recuperação mais precoce.
É importante estar ciente de que, como todo procedimento cirúrgico, existem riscos inerentes a cirurgia e a anestesia, os quais devem ser esclarecidos ao paciente de acordo com a lesão apresentada, condições clínicas e comorbidades pré-existentes. Por isso, em caso de dúvidas, procure um especialista.
Comments